Amadinhos a coisa tá feia no mundo do Islã heim!!! Após as fervorosas reações no mundo islâmico contra o filme “A inocência dos muçulmanos”, que incluíram ataques a embaixadas estadunidenses e queimas de bonecos do presidente Barack Obama, desenhos de Maomé em uma revista francesa voltam a provocar os seguidores de Alá.
A revista Charlie Hebdo, famosa no país por sátiras a religiosos, políticos, famosos e outros, publicou na capa de sua edição desta quinta-feira (19) uma charge na qual uma figura islâmica, que representaría Maomé, está sentada em uma cadeira de rodas e é empurrada por uma outra figura masculina representando um judeu. No balão de fala relacionado a ambos os personagens, a frase “Ne faut pas se moquer” (é proibído zombar). No topo da imagem, seu título “Intouchables 2″ (Intocáveis 2).
Não bastasse a provocação da capa, em uma de suas páginas internas a revista apresenta desenhos ainda mais explícitos, lembrando o tom de zombaria adotado pelo filme divulgado na semana passada. Uma das ilustrações mostra Maomé nu e de cócoras, perguntando a um cineasta “Et me fesses, tu les aimes mes fesses?” (E minhas fezes, tu amas minhas fezes?). Em outro desenho, cuja legenda diz “Mohamet, une etoile est née” (Maomé, nasce uma estrela) o profeta do Islã é representado de quatro, com um close de suas nádegas em primeiro plano e uma estrela tapando seu ânus.
Sei que o mundo nessa situação defende a liberdade de expressão. Porém não podemos esquecer do respeito pelas culturas dos povos e principalmente os diverso tipos de religiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário